TEDx Mauá
Facebook TEDxMaua
Twitter TEDxMaua

Dia 04 de Agosto de 2018

Nossos palestrantes

Dentro de alguns dias você vai poder conhecer os palestrantes que estamos selecionando para dividir sobre as próximas ideias que estão próximas - no dia 04 de agosto.

ALCELY BARROSO


Alcely é formada em Odontologia pela USP, tem mestrado e doutorado em Bioquímica pelo Instituto de Química da USP e MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA. Trabalha com empreendedorismo social há 15 anos, boa parte desse tempo em grandes corporações, atuando nas áreas de responsabilidade social e cidadania corporativa. Atualmente, é executiva para o ecossistema de educação e universidades na IBM. Já trabalhou para organizações como a Microsoft, o Instituto Crescer para a Cidadania e o Instituto de Tecnologia Social. É membro do Conselho de diversas organizações sociais. Vem ao TEDxMauá 2018 compartilhar conhecimento sobre seu trabalho e sua paixão pela dupla “educação e tecnologia” na resolução de problemas sociais - mais precisamente sobre Inteligência Artificial para Educação.

ALCELY BARROSO

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA EDUCAÇÃO

MARCEL OGANDO

Marcel Ogando é engenheiro formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Há quase 10 anos, atua na área de desenvolvimento de sistemas e foi analista na Ernst & Young. Mergulhou no mundo das startups e hoje é Co-Founder e CTO do Milênio Bus, que tem a missão de transformar o papel dos ônibus nas cidades. Vem ao TEDxMauá 2018 dividir sobre a revolução que a informação coletiva pode gerar na mobilidade urbana.

MARCEL OGANDO

REVOLUÇÃO E INFORMAÇÃO COLETIVA NA MOBILIDADE

MONIQUE EVELLE

Monique foi reconhecida pela Forbes como "30 under 30”. É idealizadora de diferentes negócios da comunicação, educação e empreendedorismo sustentável, como Desabafo Social, Radar.vc e Evelle Consultoria. Foi repórter do Profissão Repórter, da Rede Globo, sendo finalista do Troféu Mulher Imprensa 2018 com a reportagem sobre Feminicídio na categoria “Melhor Reportagem Especial sobre Mulheres”. Ela viajou cidades brasileiras pesquisando sobre Inovações Políticas nas Periferias, pelo Instituto Update. Com 23 anos e experiência em gestão de inovação, análise de dados e economia criativa, é embaixadora do Democracy Earth, faz parte da Red de Innovación Política en America Latina e escreveu sobre práticas de inovações políticas em territórios brasileiros para o livro "¿Qué democracia para el siglo XXI?”.

Vem ao TEDxMauá 2018 convidar para a reflexão sobre empreendedorismo e inovação que nascem na periferia, para resolver questões que estão fora do radar dos governos e da iniciativa privada.

MONIQUE EVELLE

POTENCIAL INOVADOR DAS PERIFERIAS

TABATA AMARAL

Tabata Amaral é cientista política e astrofísica formada em Harvard, comentarista na rádio CBN, colunista da revista Glamour e ativista pela educação. Vem ao TEDxMauá 2018 dividir conhecimento sobre o Movimento Mapa Educação, do qual é cofundadora, que tem a missão de entender, discutir e agir para transformar a educação básica brasileira.

TABATA AMARAL

MOVIMENTO MAPA EDUCAÇÃO

ANDRÉ SALEM

Inspirado pela transformação social, André compreende o uso da tecnologia como ferramenta para o impacto social em escala. Foi responsável pela área de negócios em Blockchain na IBM Brasil, e pela área de Pesquisa em Blockchain for Social Good na IBM Research Brazil. Hoje, André é cofundador da Blockforce, consultoria que promove soluções em blockchain para iniciativas de inovação social. Atua também como Diretor de Inovação e Blockchain na Welight, mentor na ConsenSys no BSIC (Blockchain for Social Impact Coalition), e professor na Blockchain Academy. Foi aluno bolsista emérito na FGV-EAESP, e atualmente está cursando MicroMasters em Dados, Economia e Desenvolvimento de Políticas pelo MIT. Vem ao TEDxMauá 2018 refletir sobre o Blockchain e o Impacto Social.

ANDRÉ SALEM

BLOCKCHAIN E IMPACTO SOCIAL

GABRIELA AGUSTINI

Fundadora e diretora executiva do Olabi, uma organização focada em estimular o uso de tecnologias para transformação social. Parte da rede global dos fab labs, a instituição coordena um makerspace (espaços de experimentação ligados à eletrônica, robótica, design, impressão 3D) no Rio de Janeiro e auxilia instituições públicas e privadas nacionais e internacionais a desenhar programas e ações ligadas à democratização das ferramentas da inovação. Gabriela é também professora de cultura e tecnologia na Universidade Candido Mendes, curadora do Colaboramerica (versão latino-americana do maior festival europeu sobre economia colaborativa) e membro do conselho do Global Innovation Gathering, organização com sede em Berlim, que reúne inovadores de mais de 20 países. Gabriela é ainda co-organizadora da coletânea De Baixo para Cima, sobre cultura digital e transformação da sociedade. Vem ao TEDxMauá 2018 para expor e compartilhar sobre tecnologia e o desenvolvimento do pensamento crítico.

GABRIELA AGUSTINI

A TECNOLOGIA E O PENSAMENTO CRÍTICO

DIERÊ FERNANDEZ

Cientista de dados especialista na estruturação da cultura data driven, atua profissionalmente em gestão e data science desde 2000. Já formou mais de 1.200 profissionais na metodologia Six Sigma e conduziu dezenas de projetos estratégicos de evolução gerencial e otimização de processos. Estudou e trabalhou na Europa, EUA e América Latina, com passagens pela Arizona QMC, em Barcelona, e Gerdau Long Steel, no Texas. Hoje é líder do Laboratório de Tecnologias Exponenciais para Impacto Social, do Social Good Brasil, e integra o movimento Data for Good, conduzido no Brasil pelo SGB. Além disso, é professora no curso de pós-graduação em Data Science da UniRitter/ Laureate International Universities, e desenvolve inteligência analítica para clientes como AmBev, Burger King, Gerdau e Whirlpool, em parceria com Cappra Data Science e Mereo Consulting. Dierê vem ao TEDxMauá 2018 para compartilhar conteúdo e conhecimento sobre a cultura analítica, “Data for good” e impacto social dos algoritmos de recomendação. Além da paixão pela ciência analítica, a cientista também busca amplificar e fortalecer a energia feminina no mundo.

DIERÊ FERNANDEZ

IMPACTO SOCIAL DOS ALGORITMOS DE RECOMENDAÇÃO

GLAUCIA ALVES

Glaucia é graduada em engenharia civil, mestre em engenharia de produção, MBA em Estratégia e Inovação e doutoranda em Global Business. Possui formação complementar em inovação pela Hyper Island, Singularity University, MindValleyU e Perestroika. É também Master Black Belt em Corporate Innovation. Publicou em congressos e periódicos nacionais e internacionais. É diretora de Inovação da AG, com 13 anos de atuação no mercado de engenharia. Trabalha como head de programas de transformação corporativos há 8 anos. Lidera 75 pessoas. Responsável pelo primeiro programa brasileiro de aceleração de Construtechs, foi reconhecida em 2018 por liderar um dos melhores programas de inovação aberta do Brasil. Membro do Centro Nacional de Referência em Inovação da FDC. Palestrante de Lean Management e Inovação. Head de missões corporativas para o Vale do Silício. Vem ao TEDxMauá 2018 para compartilhar seu mindset de inovação global e aberta.

GLAUCIA ALVES

INOVAR OU MORRER

DIEGO SANTOS

Coordenador da Gastromotiva São Paulo, graduado em Eventos e MBA em Gastronomia pela HOTEC (2012-2014), atualmente cursa graduação em Ciências Gastronômicas como bolsista, na Itália, pela faculdade UNISG (2014-2018). Por meio dessa graduação, teve a oportunidade de viajar por vários países e conhecer diferentes culturas gastronômicas e projetos sociais. Com 10 anos de experiência, exerceu todas as funções, desde ajudante até chefe executivo. No ano passado, no evento Troca de Saberes, lançou o livro A Arca do Gosto, do qual é coautor, publicado em 2017 pela editora Slow Food. Diego vem ao TEDxMauá 2018 para debater sobre suas experiências na gastronomia e expor sua área de trabalho como ferramenta de transformação social.

DIEGO SANTOS

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL PELA ALIMENTAÇÃO

GUSTAVO BERTAZZOLA GRACITELLI

Formado em Ciências Econômicas, antes de empreender teve experiências com desenvolvimento de novos negócios, consultoria, vendas e também trabalhou no mercado financeiro. Após uma experiência transformadora de compartilhamento, viajando de carro de São Paulo ao Alasca (4x1.com.br), fundou o Bynd (bynd.com.br), plataforma de caronas corporativas. Gustavo vem ao TEDxMauá 2018 dividir conhecimento sobre sua experiência na economia compartilhada e os desafios de empreender neste novo momento de mundo.

GUSTAVO BERTAZZOLA GRACITELLI

“CARONA COMPARTILHADA"

DOUGLAS CAVENDISH

Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade, Douglas é bacharel em Desenho Industrial e especialista em Inovação e Design Thinking. Possui 10 anos de experiência em trabalhos com design gráfico, comunicação estratégica, inovação, gestão de projetos, service design, design research, branding e UX/UI Design.

Realizou pesquisas sobre: ambientes de prestação de serviços digitais; transformação digital; service design; UX/UI; service quality assurance; branding; sociologia da tecnologia; sociologia do design; design estratégico; relação humano-máquina; design e tecnologia; processos de produção de artefatos; política científica e tecnológica. Vem ao TEDxMauá 2018 refletir sobre a nova era das máquinas pensantes e criativas. Ao apagar o poder único do ser humano de criar, elas levantam questões como: qual o impacto das novas máquinas criativas para a vida humana nos próximos anos? O que significará convivermos com outras entidades inteligentes?

DOUGLAS CAVENDISH

A AURORA DAS MÁQUINAS CRIATIVAS

Sobre o TED

TED é uma organização sem fins lucrativos devotada a “Ideias Que Merecem Ser Espalhadas”. Surgiu em 1984, como uma conferência anual na Califórnia, e já teve entre seus palestrantes Bill Clinton, Annie Lennox, Bill Gates, Isabel Allende, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama, Philippe Starck, Elizabeth Gilbert e Jaime Lerner.

A Conferência TED anual acontece em Long Beach, Califórnia. Mais de 700 das palestras estão disponíveis gratuitamente no site TED.com, e já foram acessadas por milhões de pessoas em todo mundo. A sigla TED significa Tecnologia, Entretenimento e Design.

Os principais e primeiros campos criativos e de pesquisa que foram escolhidos para representar possíveis melhorias de futuro.

Hoje a discussão cresceu para os mais diversos campos, como educação, ciências, negócios, artes e questões globais. O que está em jogo realmente é o poder de transformar e melhorar o futuro, não importando formações.

TEDx

No espírito das ideias que merecem ser espalhadas, o TED criou o programa chamado TEDx.
O TEDx é um programa de eventos locais e organizados de forma independente, que reúne pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED.

TEDxMauá | Este não é um evento organizado pelo TED Conferences. Este é um evento TED organizado de forma independente e acontece sob licença do TED.